Aplicativo para garçom: como ter mais eficiência no atendimento

Aplicativo para garçom: como ter mais eficiência no atendimento
Compartilhar:

O aplicativo para garçons tem conquistado gestores de restaurantes por trazer uma série de benefícios significativos para a operação diária. Com a implementação dessa tecnologia, é possível otimizar o fluxo de trabalho, permitindo que os seus funcionários realizem suas tarefas de forma mais rápida e organizada.

Entre os diferentes motivos para adotar o uso, destacamos:

  • Agilidade no atendimento e satisfação do cliente: o aplicativo acelera o processo de atendimento, permitindo que os pedidos sejam enviados diretamente para a cozinha ou bar, sem a necessidade de deslocamentos desnecessários. Isso reduz o tempo de espera dos clientes e melhora a experiência no restaurante, além de contribuir para a satisfação e fidelização dos clientes.
  • Redução de erros e maior organização: com pedidos registrados de forma digital, é possível reduzir erros causados por anotações manuais, falhas de comunicação ou perda de comandas de papel. Além disso, permite um acompanhamento mais preciso das mesas, do fluxo de pedidos e até mesmo do estoque, garantindo maior organização. 
  • Otimização de recursos e aumento dos lucros: a tecnologia contribui para otimizar o tempo e os esforços da equipe, permitindo que os garçons atendam mais mesas simultaneamente e com maior qualidade. Isso reflete diretamente nos resultados financeiros, já que o atendimento mais rápido aumenta o giro das mesas e, consequentemente, a receita. 

Quadro comparativo mostra as diferenças entre usar o app ou seguir com o método tradicional de utilizar papel, veja abaixo:

Pedidos por aplicativo Pedidos no papel 
Atendimento otimizado Atendimento mais lento
Comunicação direta com cozinha Deslocamentos desnecessários entre salão e cozinha
Economia de material Custos com papéis
Fechamento de conta e pagamento direto pelo app  Tempo de espera para pagar
Aumento da lucratividade Desperdício de recursos e tempo

 

Como podemos ver, a digitalização aprimora a gestão do fluxo de trabalho e eleva a produtividade da equipe. Ademais, a integração dos sistemas de pagamento com o aplicativo simplifica o fechamento de contas, tornando o processo mais ágil e conveniente, tanto para os clientes quanto para a equipe. Seja qual for o tamanho do seu estabelecimento, em um mercado cada vez mais competitivo, adotar soluções tecnológicas é um diferencial importante para quem busca se destacar e fidelizar sua clientela.

Se você tem interesse em incluir o uso de um aplicativo na operação do seu restaurante, conheça abaixo como funciona o aplicativo de garçom do Deli

1-Jan-09-2025-08-51-20-0938-PM

Aplicativo de garçom do Deli: como funciona 

O aplicativo de garçom do Deli foi desenvolvido exclusivamente para a adição e gestão de pedidos. Ele vai ajudar a garantir todos os benefícios citados acima, como a agilidade, a redução de erros, o aumento da eficiência, maior organização, controle e mais. Além disso, pelo app é possível limitar acessos e funcionalidades de acordo com o tipo de usuário que está usando. Ou seja, os recursos disponíveis para os seus funcionários dependerão do nível de permissão que cada um possui - e serão definidos pelo usuário "admin" da conta. 

Pensando em um exemplo prático, caso você tenha determinado que o usuário "atendente" não terá permissão para adicionar desconto, esse botão passará a estar oculto para ele na tela do app e pessoas com essa função de usuário não poderão incluí-lo no fechamento de uma venda.

Se você quer saber mais sobre como editar permissões, leia o artigo a seguir: como configurar permissões de usuários no Deli

Funcionalidades do aplicativo de garçom do Deli 

1. Como abrir mesas com o aplicativo para garçom

Para abrir uma mesa usando o aplicativo, basta clicar em uma mesa livre no painel inicial - elas estão listadas no lado esquerdo da tela ou centralizadas no mapa. Em seguida, insira a quantidade de pessoas (único campo obrigatório) usando os símbolos: "+" para incluir ou "-" para excluir. Preencha os demais dados quando necessário e clique em “abrir mesa”. Ela passará a ser exibida na cor vermelha no sistema, o que indica que está aberta e com vendas em andamento.

Para saber como configurar um ambiente e mesas dentro do sistema, visite este artigo: como criar ambientes e mesas. 

2. Como adicionar produtos a partir do aplicativo Deli

Para adicionar produtos a uma mesa, clique na mesa, depois clique no ícone de somar (“+”) e selecione os itens informados pelo cliente. Em seguida, defina a quantidade de cada um e, se necessário, adicione um comentários ao pedido. Clique em "Confirmar" e adicione novos produtos até completar o pedido de todas as pessoas da mesa. Para finalizar, revise todos os itens e confirme.

Se o seu restaurante possui uma impressora de comandas de pedidos, ao clicar em confirmar, ela irá imprimir um recibo com os detalhes do pedido para informar à cozinha sobre a preparação. Caso você use um Monitor de Cozinha, o pedido aparecerá automaticamente no monitor.

Se você precisa de mais informações sobre adição de itens, visite este artigo: como adicionar pedidos a uma mesa

3. Como adicionar grupos modificadores pelo app

Grupos Modificadores são utilizados para adicionar ou remover itens de um pedido. Ao adicionar um produto que tenha essa possibilidade, será necessário selecionar os diferentes elementos que o compõem no menu dentro do aplicativo.

Caso você queira mais detalhes sobre esse recurso, leia o artigo: como usar grupos modificadores. 

4. Como adicionar descontos pelo app do Deli

É possível adicionar descontos sobre uma venda direto pelo aplicativo, ao fechar a conta. Para isso, basta clicar no botão com o símbolo de porcentagem ("%"), que permitirá adicionar descontos em valores fixos ou percentuais.

Veja detalhes sobre o uso de descontos na hora do fechamento de uma mesa no artigo a seguir: como adicionar descontos.  

5. Imprimir Ticket de Controle de Mesa/Pré-Conta usando o app

Se você possui uma impressora de comanda, poderá solicitar a impressão de um ticket de Controle de Mesa ou pré-conta direto pelo app. Nele, será refletido o detalhe de todos os seus consumos e o total da conta. Para imprimir, clique na mesa desejada e pressione o botão "Imprimir Pré-Conta". A mesa mudará automaticamente de vermelho para azul - o que significa que passou para o estado "pagamento".

6. Como fechar uma mesa pelo aplicativo

Para fechar uma mesa direto do aplicativo do Deli, é necessário clicar na mesa que solicitou o fechamento da conta e, em seguida, clicar em "Fechar Mesa". Esta ação abrirá uma nova janela, com as informações sobre a venda em curso. Por padrão, o método de pagamento atribuído será "Dinheiro", mas pode ser modificado de acordo com a solicitação do cliente. Confira os itens, método de pagamento e confirme a operação. 

Para obter mais informações sobre os meios de pagamento no aplicativo para garçons, você pode visitar este artigo: métodos de pagamento disponíveis no Deli.  

Observação:

O aplicativo do Deli foi desenvolvido apenas para uso de garçons, para que estes realizem a adição e gestão de pedidos. Caso você precise visualizar a versão completa do sistema (versão que você vê no computador) a partir de um celular ou tablet, deverá fazer login no Sistema Deli através de um navegador, da mesma forma como acessa no computador. O aplicativo não disponibiliza todos os recursos do sistema na versão web. 

DELI

Posts Relacionados

Leitura: 3min DELI

Controle de estoque em restaurante: por que é importante?

A gestão de estoque é fundamental para a eficiência de um restaurante. Trata-se do monitoramento minucioso dos ingredientes, produtos e demais suprimentos essenciais para o ...

07/01/2025

Leitura: 5min DELI

08 dicas para uma gestão de restaurantes eficiente

Gerenciar um restaurante de forma eficiente exige atenção a diversos aspectos que vão além da cozinha. Desde a definição de metas até a criação de um cardápio estratégico e o ...

07/01/2025