Você sabia que, a partir de 2026, o SAT Fiscal não será mais obrigatório em São Paulo? Determinado pela Portaria SRE nº 79/2024, a mudança consolida a NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) como o padrão fiscal para vendas ao consumidor final no estado.
Essa alteração impacta diretamente milhares de negócios, inclusive restaurantes, bares e lanchonetes que ainda utilizam o equipamento SAT para emitir cupons fiscais eletrônicos. Mas antes de pensar na transição, vamos entender como tudo funciona e o que muda na prática para o seu negócio gastronômico.
O SAT Fiscal é um equipamento físico instalado no ponto de venda que autentica e transmite os cupons fiscais eletrônicos (CF-e SAT) de forma automática para a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, mesmo sem conexão constante com a internet.
Esse modelo foi criado para substituir o antigo ECF (Emissor de Cupom Fiscal), oferecendo mais segurança, controle e agilidade. Por anos, foi a principal forma de emissão fiscal no varejo paulista.
A Secretaria da Fazenda publicou a Portaria SRE nº 79/2024, que determina o fim da obrigatoriedade do uso do SAT Fiscal. Com isso, o uso do CF-e SAT será permitido apenas até o dia 31 de dezembro de 2025. A partir de 1º de janeiro de 2026, todos os estabelecimentos deverão emitir a NFC-e como documento fiscal eletrônico.
A portaria completa pode ser consultada aqui: Portaria SRE nº 79/2024 – SEFAZ-SP
A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é um documento fiscal digital que substitui o cupom fiscal tradicional em vendas diretas ao consumidor. Diferente do SAT, a NFC-e pode ser gerada e enviada diretamente pelo sistema de gestão, sem a necessidade de equipamentos físicos. É mais simples, prática e moderna.
A obrigatoriedade da NFC-e representa uma oportunidade de modernizar e simplificar a operação. Na prática, isso significa menos equipamentos, mais controle e facilidade para emitir suas notas fiscais diretamente da tela que você já usa para registrar pedidos.
Se o seu restaurante ainda utiliza o SAT Fiscal, é importante começar a se planejar desde já para garantir uma transição tranquila e sem complicações. Não deixe para o último trimestre de 2025, pois isso pode resultar em pressões desnecessárias e dificuldades operacionais. Prepare-se agora e tenha uma transição tranquila e segura!
Se você já usa o Deli, a boa notícia é: estamos prontos para a NFC-e! A emissão pode ser feita diretamente pelo sistema, de forma integrada à operação do seu restaurante. Além disso, no Plano Pro você emite notas fiscais de forma ilimitada, sem nenhum custo adicional.
Além da funcionalidade de emissão de NFC-e, o Deli conta com diversas funcionalidades que irão ajudar na gestão completa de restaurantes, bares e outros negócios gastronômicos: controle pedidos, estoque, comandas, relatórios e mais -- tudo em uma única plataforma.
Quer entender melhor como funciona a emissão de notas fiscais no Deli? Confira o artigo no nosso Centro de Ajuda